28 de março de 2008

“Deficte” vs IVA


Oiçam tudo aqui...



Depois de conhecidos os valores do défice orçamental de 2007, o primeiro ministro veio anunciar que o IVA irá baixar de 21% para 20%, não é muito, é um por cento como claro está, mas o que é certo é que com este um por cento o estado vai perder cerca de 500 milhões de euros por ano, mas será que os portugueses estão satisfeitos? Do meu ponto de vista estão! Segundo as conclusões que obtive, depois de feitas as minhas observações, mais de 60% dos Portugueses considera que José Sócrates tem sido um bom ministro e que colocou rédeas no país…

Rédeas curtas, que para variar, não agradam ao maior partido da oposição, que pela voz do seu líder, Luís Filipe Menezes, veio afirmar que a descida do IVA só vem mostrar que o País está sem rumo…

“O primeiro ministro muda de opinião ao sabor do vento, essa é a sua regra e a sua medida de valores. Mas esta descida irrelevante e só vem confirmar que o País está sem rumo.”

Pois… Sem rumo… Sem rumo está o “deficte” que já poderia ter originado a descida do IVA desde 1 de Janeiro, porque afinal a ideia era do PCP, diz Honório Novo… Será que Sr. Primeiro-ministro roubou-a?

“O PCP apresentou exactamente esta proposta no Orçamento de Estado para 2008, baseando nas contas e na óptica do governo e pelo pressuposto de que o deficte ficaria abaixo dos três por cento.”

Novidade, novidade trouxe Francisco Louça que veio dizer que os preços vão ficar exactamente no mesmo! Será? Já dizia o Camilo, a vida está difícil psstt…

“O que acontecerá no verão deste ano com anunciada redução do IVA é que os preços ficarão básicamente no mesmo. Portanto os lucros das empresas aumentam um por cento e para as pessoas fica a mesma dificuldade, da mesma vida dificil.”

E com tantos ataques da oposição já estava mais do que na altura do Sr. Primeiro-ministro receber o apoio de alguém… Foi o que fez Paulo Portas. (aleluia)

“A redução foi feita sobretudo em grande medida, na maior parte á custa do aumento da receita, do aumento dos impostos e do aumento dos atropelos fiscais.”

E a oposição lá continua… Mesmo depois do Primeiro-Ministro ter afirmado várias vezes que só poderia tomar uma decisão depois de conhecidos os resultados do défice orçamental de 2007… ai ai ai será a oposição irresponsável como disse Teixeira dos Santos?

“O que é irresponsável é pedir descidas de impostos em momentos e em circunstancias orçamentais em que isso de facto é de todo inviável e desaconselhável.”

E querem ver que ás custas do IVA, Rodrigo Guedes de Carvalho faz sobressair a sua veia poética e diz que a economia americana é uma borboleta?

“A economia americana é aquela borboleta que quando bate as asas sente-se em todo o mundo.”

Bom, o que interessa é que já estava mais do que na altura dos portugueses receberem uma palavra de ânimo do governo, apesar de José Sócrates ter afirmado que o sistema de rigor continuará, os portugueses já se sentem mais aliviados, porque pior que diminuir 1% seria aumentar dois por cento…

26 de março de 2008

Assaltam a casa dos meus tios que estão em França, mesmo encostada à minha. A Senhora do supermercado arrasta a mão para pedir o dinheiro das compras. A outra engana-se sempre no troco e esquece-se dos sacos. As pessoas correm na rua para fugir da chuva e ainda se molham mais. O meu vizinho só conta dois dias depois que viu a porta de casa aberta durante o dia. Não se conduz com precaução, arrisca-se. Um tiroteio em cascais. Uma senhora que coloca o tapete a secar à chuva. O utente que diz que o bilhete do comboio em vez de aumentar para 1,21€ deveria aumentar para 1,25€ para ficar a conta certa. O euro aumenta, o dólar baixa, o ouro sobe e o petróleo rebenta. O cérebro bloqueia e o homem volta a ser primitivo. É primavera, está frio e a chover.

O mundo está definitivamente ao contrário

18 de março de 2008

Coisas de Fé

Foto de Lídia Amorim


Depois de vários meses no passado Domingo fui à missa e apesar de aos olhos de muitos não o dever fazer, passei todo o tempo a questionar-me sobre a importância que aquele edifício enorme e cheio de objectos de valor tem para mim.

E a conclusão é que não tem nenhuma importância para mim, há muito que observo e que incuto em mim aquilo que um dia aprendi quando andava na catequese “Deus está em todo o lado”… E se está em todo o lado não precisarei de me encontrar com ele em nenhum edifício recheado de valores absurdos.

E foi precisamente por ter participado durante muitos anos e em várias coisas ligadas a esta religião que me levou a achar que a massa de pessoas que acode a estes edifícios de pedra e gélidos ainda não absorveu nada do que realmente ali se ensina.

"O reino de Deus está dentro de ti e à tua volta, não em construções de madeira e pedra".

Quer queiram, quer não, esta frase tem toda a importância para mim e isso não diminui a minha crença.

São escandalosos os "valores" que o Vaticano está a transmitir, dinheiro, luxo entre muitas outras coisas que ficam entre aquelas paredes e que são ocultadas ao mundo…

Para que é que é preciso um altar em ouro ou anel de pedras no momento de se encontrar com Deus? A resposta a esta questão fica para quem a realmente souber responder.

7 de março de 2008

Recortes de uma vida que nunca deveria ser real...

Há uma senhora, cuja identidade para mim é anónima e que todos os dias viaja no mesmo comboio que eu. Apesar de nunca ter cruzado palavras com ela, a sua história de vida sensibilizou-me...

Casada durante muitos anos, teve dois filhos daquele que foi o seu único homem, ele seguindo os passos de outros tantos homens deste mundo embebedava-se e violentava-a.

Ela jovem, de boa aparência e bonita divorciou-se daquele que para além de lhe ter roubado muitos bens materiais de enorme valor, "roubou-lhe" um dos seus bens mais preciosos, o seu filho mais novo.

Depois do divórcio passou a colocá-lo contra a própria mãe e ensinou-o a única coisa que poderia ensinar, ser violento com aquela que o carregou no ventre durante 9 meses e lhe deu todo o amor que tinha para dar...

Apesar de tudo, ela lutou até á ultima instância para ficar com os seus filhos. A rapariga desde o primeiro dia que demonstrou que o seu lado era da mãe, mas o filho influenciado pelos presentes e pelos bens materiais do pai esperou até ao ultimo dia para humilhar e dizer em frente a tudo e todos, em pleno tribunal, que queria ficar com o pai.

Desde esse dia que ele renegou a mãe e nunca mais a quis ver e todos os dias é impossível não ver nos olhos daquela mãe que o único dono dos seus pensamentos é o seu filho e que a tristeza afunda o seu coração em lágrimas...


3 de março de 2008

ATENÇÃO: Post Violento

Aqui há alguns dias houve uma “escaganifobetica” que me solicitou ajuda na procura do emprego, porque segundo essa pessoa, a mesma estava muito necessitada de arranjar um emprego urgentemente…

Mesmo depois de eu ter constatado que a mesma não sabia editar um currículo e o que era uma carta de candidatura espontânea, lá mexi “os palitos” e consegui arranjar o emprego de auxiliar administrativa para a pessoa.

A resposta?

“Ah vou pensar… Não sei se é bem isso que quero, o ambiente é bom? não sei, não sei…”

Mas isto não é de por a pessoa a espirrar sangue pelo nariz?

Afinal não há assim tanta gente com necessidade de ter um trabalho 8 horas por dia e a ganhar muito acima do salário mínimo.

A mim? Nunca mais me apanham em uma igual!!!

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena