Total Look: Zara
Entrar numa loja e sair de lá com um Look completo, nem sempre, é fácil. As lojas dão imensas sugestões, os manequins têm expostos imensos look's, mas aquele que é perfeito e adequado para nós pode não estar à primeira vista. É preciso procurar com atenção, experimentar e acima de tudo, ter paciência e humildade suficiente para reconhecer que nem tudo nos fica bem. Mas já por aqui falei disso.
Mas como referi, exige tempo e paciência. e se não queremos perder 2 horas numa loja temos de aprender a gerir, precisamente o tempo, ou seja, não perder tempo com coisas que não vamos trazer ou não nos levarão a lado algum.
Aqui vão algumas dicas by Lidicas:
1. Normalmente, as lojas têm os artigos divididos por cores, pretos de um lado, castanhos de outro, cores vivas... Então vamos procurar aquele expositor que tem as cores adequadas para nós, ou aquelas que procuramos. Só nisso, já eliminamos um conjunto de peças que não vamos ver e consequentemente ganhamos tempo.
2. Dentro de cada expositor há um conjunto de combinações. Calças e camisas, casacos, malhas, vestidos... É aí que nos concentrámos e procurámos aquela que pode ser a perfeita para nós. O que eu pretendo? Calças? só gosto de calças? Então vou concentrar-me apenas nas calças e nas combinações possíveis com elas. Esqueço os vestidos ou saias e olho apenas para o que me interessa. E assim se faz com as outras peças.
3. Não encontro nada naquele expositor que possa combinar com aquelas calças ou que goste? Então vamos olhar em volta e ver o que nos pode interessar. É preciso ter um olhar preciso e mentalmente eliminar tudo aquilo que não queremos ver. Vou apostar numa cor totalmente diferente? Combinar, por exemplo, um Preto com um Castanho Mel? Então é nessa fase que entra o provador e o bom senso. É preciso experimentar e ver de que forma fica no corpo.
4. Pensar com o que vamos calçar e que bolsa vamos usar é também uma boa forma de ajudar a escolher. Todo este processo é mental, imaginamos na nossa cabeça como resultará. Se nos conhecemos bem e se damos bastante uso às nossas peças, vai ser fácil imaginar o look final.
5. Os erros que nunca recomendo cometer:
- Pedir à funcionária da loja que nos dê palpites de look's. Hoje em dia, a maioria delas, não tem formação adequada e nem preocupação em servir com qualidade. Está preocupada com os números e só vai querer vender. Além disso, ela não nos conhece para perceber com o que nos sentimos bem. 90% das vezes elas não ajudam.
- Levar uma pessoa connosco que não tem nenhum gosto parecido com o nosso. Possivelmente vamos sair de lá vestidas igual a elas e não igual a nós.
- Homens conservadores ou Mulheres conservadoras que só vestem castanhos e parecem iguais o ano inteiro, desde há mil anos atrás, só nos vão ajudar a aumentar a bainha dos vestidos e a não comprar camisas decotadas, ou seja, vão criticar-nos constantemente sobre as compras que vamos fazer e nunca vão dizer que uma peça nos fica mesmo bem, a não ser que seja um casaco com corte básico e preto.
Ser ainda real com o número que vestimos é importante, faz-nos não perder tempo nos provadores e a maioria das lojas, hoje, não tem quem nos vá buscar a roupa, ou seja, temos de vestir tudo de novo e ir à procura para voltar a experimentar.
Pedir à funcionária que nos indique peça X até preço X é também uma boa ajuda para não gastarmos mais do que queremos.