Eu não gosto do Carnaval. Já aqui ontem mencionei que não vou em carnavais nem em mascarilhas, e é bem verdade. Não é que eu não goste da alegria que se vive nestes dias, às vezes um pouco sem sentido, mas é que eu não gosto da capacidade que os portugueses têm de recriar as coisas dos outros e a pouca capacidade que têm de manter o que é seu.
Acontece o mesmo no Halloween, acontece o mesmo no Natal, acontece o mesmo em todas as outras épocas festivas. O nosso maior gosto é importar, importar tradições que não são nossas e depois fazê-las parecer nossas. Aliás, mesmo em crise e sobretudo na crise, nós continuamos a ser um país que mais importa do que exporta. O que não deveria acontecer.
Ontem no telejornal uma senhora dizia: "isto é que é o Carnaval português! As meninas a dançar na rua, o samba, a alegria...". Carnaval português? Samba? OK!
Eu gosto do Carnaval saloio, aquele Carnaval, esse sim PORTUGUÊS, com mascaras improvisadas, cabeçudos, caretos, com sátiras e matrafonas... Um Carnaval que brinca com as situações mais criticas do país, o Carnaval do "ninguém leva a mal".
Mas até percebo um bocadinho o Carnaval deste ano. Se se vestissem todos de coelhos, isto ia parecer a Páscoa. Antes as meninas descascadas para lembrar o calor do Rio (Rio de Janeiro).
2 comentários:
olha já somos duas! Tb não vou muito à bola com ele! :)
http://pegadafeminina.blogspot.com/
Ainda bem que já passou... :)
Enviar um comentário