17 de julho de 2007

PRESS



Depois das notícias dos últimos jornalistas mortos no médio oriente, voltei a pensar no assunto da “descriminação ao jornalismo”.

Infelizmente só quem está do lado de cá é que entende como ainda existe muita descriminação para com os jornalistas, somos tratados como insignificantes, somos escorraçados, somos vaiados, somos mortos a tiro, somos violentados física e psicologicamente, somos sequestrados, somos motivo de chacota, somos forçados a estar calados, somos escravos das palavras dos poderosos e se não somos, somos julgados, processados, presos, investigados… Somos aquilo que todos querem que sejamos, mas não somos aquilo que desejamos ser…

Infelizmente ninguém se lembra que somos nós que fazemos comunicação entre todos os povos do planeta, somos nós que durante feriados, noites, fins-de-semana, 24 horas por dia estamos aqui sempre a fazer companhia, a trazer as ultimas notícias, as ultimas musicas, as ultimas telenovelas, as ultimas séries, os últimos documentários, as ultimas publicidades, as ultimas do mundo VIP, os últimos filmes, somos nós que damos cor ao televisor lá de casa, somos nós que damos música ao rádio do carro, somos nós que preenchemos as folhas de um jornal, de uma revista, somos nós que preenchemos o dia-a-dia de cada um de vós! E é triste, é triste ás vezes preferir dizer que trabalhamos num escritório a dizer que somos jornalistas, é triste alguém se rir do nosso trabalho, das dificuldades que atravessamos para fazer uma reportagem, dos perigos… Mas ainda mais triste é saber que temos de permanecer em silêncio, enquanto uns e outros fazem da comunicação social e global o que bem querem… Mudam as leis, silenciam-nos, tiram-nos a liberdade de expressão, aos poucos o mundo volta-se para aquela que é uma das profissões mais importantes e um dia seremos escravos da política… E aí, cada um de vós vai voltar a ver o cinzento do televisor, a ouvir o ruído do rádio sem emissão, a ver as páginas vazias de um jornal…

Claro que nem tudo nesta profissão é mau, nem tudo é descriminação, felizmente existem pessoas que nos glorificam, felicitam, sorriem para nós e levam o nosso TRABALHO a sério, pena é o número ser quase insignificante…




6 comentários:

Luis Prata disse...

Infelizmente, e como em qualquer profissão, há o bom e o mau jornalismo. Por vezes são todos colocados no mesmo saco, o que é errado, e não o faço.

Dou muita importância ao jornalismo.. mas ao bom jornalismo. O que seria de nós sem ele? Glorifico-o, felicito-o e bato palmas...

Quanto aos mortos no médio oriente... é de facto uma pena... muita gente morre no médio oriente sem culpa nenhuma.. é uma zona de risco e ao aceitarem estas missões, infelizmente também têm que aceitar a realidade de que tudo pode acontecer... que descansem em paz.

Sara MM disse...

bolas! nunca tinha visto as coisas dessas maneira... há quem pense mesmo isso?!?!
eu gosto de (bom) jornalismo! e sei bem que é muito importante e agradável também!


Bjss
PS- gostei do novo look! :o)

Carla disse...

Em todas as profissões há a bela e o se não...
Mas graças ao jornalismo e à informação sabemos o que corre pelo Mundo...
Mas enfim...
Liberdade de expressão é só para alguns...
Beijos querida

vagabundo disse...

desanuvia...
passa no "alcooletrasbar.blogspot.com"
e toma um copo com outra gente.

vagabundo disse...

prometo publicar o seu comentário.

anamoris disse...

Ai Lidicas está lindo o novo aspecto do blog. Esses teus olhos são fantásticos. Poderosa!!!
Os Jornalistas dão-nos o Mundo, o mau e o bom. Como em tudo há uns que admiro outros que despreso.
Beijos

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena