25 de setembro de 2007

Ca-sa-men-to

Eu, Lídia
(ahahahah perceberam???)

Agora que a minha irmã está prestes a casar, não há outro tema de conversa que não seja Ca-sa-men-to. Essa palavra que tantos arrepios me dá e que raramente consigo dizer sem gaguejar (com o casamento da minha irmã tenho vindo a praticá-la e aos poucos lá vou conseguindo dizer devagarinho ca-sa-men-to…) Toda a gente me pergunta ou diz “Daqui a nada é a tua vez…”
É pá mas que porra! É que começo a ficar irritada com isto, mas eu sou obrigada a casar é? E se pergunto se me querem ver pelas costas, respondem-me:


- Não, é porque te quero ver feeeelliiizzzzzz….

Mas é preciso casar para ser feliz? È que de uma maneira ou de outra eu considero-me uma jovem feliz e não estou ca-sa-da!!!

O que mais me irrita é eu ter de estar sempre a repetir ás pessoas:

- Sabes que idade tenho? Eu tenho 19!!! Achas que esta é idade para casar? Ainda quero fazer muitas coisas e viver muito antes de pensar em tal coisa arrepiante…

- Mas tu já namoras há 3 anos, um dia destes vais ter de pensar nessa possibilidade…

- Ahahah e quê? Há pessoas que namoram 10, 15 anos e por vezes nem se casam. Isso não está nos planos mais próximos, Não quero pensar nisso!!!

Mas as pessoas lá vão insistindo: “Ah quando for a tua vez…”, “Daqui a nada estás a casar também…”, “Quando é que te casas?”…


E eu cá vou aguentando estas pessoas super-maníacas-por-ver-pessoas-casadas-e-ainda-a-usar-fraldas.

È que eu não percebo, não percebo a importância de se assinar um papel para dizer que se é “dono” do outro, acho isso uma coisa verdadeiramente-sem-nexo, porque quantas vezes não nos deparamos com pessoas que casam só porque querem casar e logo depois se estão a divorciar?

Casamento em Igreja, de vestido, véu e grinalda e cheio de convidados famintos só pode ser feito uma vez na vida! É óbvio que não vou seguir o exemplo de muitos e casar-me só porque me apetece e acho bonito para daqui a nada ficar tudo horrendo e ter de gastar uma fortuna num divórcio e depois nunca mais poder repetir o mesmo… É uma coisa muito séria não acham?

Eu acho importante, para além de termos de gostar imenso da outra pessoa, ter uma estabilidade financeira e profissional e é isso que eu penso atingir neste momento, para que o amanhã de uma vida a dois seja melhor do que o hoje e os meus tenham conforto. È que quer queiramos, quer não, quantas discussões de casais não são fundamentadas nos problemas financeiros? “Ah porque compras-te isto e agora não há dinheiro para aquilo…” E depois de eu dizer estas coisas que eu acho que são ideias maduras, lá vêm alguns chamar-me de materialista… Materialista eu? Eu quero é ter um futuro confortável, não quero andar aí a contar os trocos todos os meses e ver os meus fi-lhos a passar fome… Olha-me esta… (materialista, ah tá tá)

Bom, com tudo isto eu quero apenas relembrar, afirmar e anunciar:


Eu não quero casar hoje, nem no mês ou no ano que vem, eu que-ro ca-sar, sim, quando me sentir mais realizada, para que eu possa ser mais feliz e fazer os próximos felizes… OK? Entendido???


Tanta coisa para eu ainda fazer e vêm-me estes empurrar para casar!
Que pachorra! Eu teeenhoooooo 19! (neste momento quase 20, mas ainda tenho 19!!!)

6 comentários:

Andreia disse...

Eu concordo contigo! Tenho 23 anos e namoro há 6! hehehe, mas ainda não chegou o momento!

anamoris disse...

Tens toda a razão Lidicas, és muito nova tens é de pensar noutras coisas, aproveita. Eu só casei aos 26, tive o meu primeiro aos 29 anos e a a segunda aos 31.
Beijos

Luis Miguel disse...

Concordo plenamente contigo Lídia, eu já passei dos 30 e posso te afirmar que não há nada melhor que ser uma pessoa livre e solteira. Sinto-me como um passarinho a voar... faço o que quero, vou para onde quero opáaa que maravilha. Casar-me ? eu? ahahah!!! A maior parte me diz - tu é que estás bem! queria estar como tu! Então casar para quê? Nunca te cases Lídia.

¦☆¦Jøhη¦☆¦ disse...

Bom dia :)

Venho aqui agradecer-te pela tua visita ao diário :) e ao mesmo tempo deixar-te uma palavrinha pelo teu comentário no post da Nadir...

Mas antes deixo-te uma palavrinha acerca deste teu post. Realmente ainda és demasiado jovem para dar um passo dessa envergadura! Mesmo eu, que tenho mais 10 anos que tu ainda acho que não tenho estofo para isso! Nem é bem o estofo, é mais a própria vida... está complicado hoje em dia conseguir organizar a vida devidamente... mas sou-te sincero, eu acredito no casamento. E espero um dia ter hipóteses de dar esse passo. Talvez porque sempre vivi no seio de uma familia unida, eu ainda acredito nessa instituição. Mas realmente, ninguém te pode forçar a esse passo, apenas o darás se algum dia o teu coração te aconselhar a isso! Até lá, deixa as pessoas falar... faz como eu (que com mais 10 anos que tu, podes imaginar que já várias vezes me falaram nisso) e faz orelhas moucas!

Quanto aos serviços de saúde... infelizmente minha cara amiga, não conheço ninguém que não tenha pelo menos uma queixa dos nossos serviços de saúde! E quando falo em "queixa" não me estou a referir a coisas menores! Dou-te um exemplo... a minha avó faleceu em 1994 com vários problemas de saúde, e uns anos antes veio aqui ao hospital de Evora para fazer uns exames... um médico achou que ela estava fraquinha e decidiu interná-la. Acontece que a minha avó entrou para o hospital pelo seu próprio pé e saiu 15 dias depois de cadeira de rodas! Eu teria uns 12 ou 13 anos e fiquei surpreendido por aquela situação. Perguntei à minha mãe que tinha estado a minha avó a fazer no hospital 15 dias para sair de lá pior do que quando entrou? E a minha mãe disse-me assim: "o que queres tu? é o que temos!" E eu não esqueço essas coisas... como é evidente eu lamento o que aconteceu ao teu pai, e infelizmente conheço várias histórias mais ou menos semelhantes. É o país que temos, e eu sinto isso... ainda mais porque conheço bem a chamada Europa, e vejo que o meu país cada vez está mais longe...

Um beijinho, e mais uma vez, obrigado pela tua visita.

João

Eduardo Ramos disse...

19!?
Eu casei com 30!
Eu com 19 queria era... bom! Tu sabes!
E entre os 20 e so 30 os nosso ideais, maneira de pensar e maneira de vestir muda.
Há uniões que resultam com gente tão nova, mas são raros.
Vive a vida e o que ela tem de bem! Deixa as coisas de gente que se acha madura para depois.
É que nem te rales.

"Porque te quero ver feliz" - Xiça! Mas agora a felicidade só se consegue com uma união de facto? Desculpa, essa é parva, para não dizer pior.
Coitado do Dalai Lama.
:D

Sara MM disse...

o que é preciso é teres as ideias bem assentes!!! :o)


que gente apresadinha! bolas!!!


até podes mudar de ideias... eu com tua idade queria casar, depois tanto me fazia.. agora não quero!! :oP


bjss

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena