2 de novembro de 2011

No poupar é que está o ganho!

O preço de determinadas coisas tem-me deixado nos últimos tempos, um tanto aparvalhada. Camisas sem qualidade a preço de calças de qualidade. Sapatos a preço de móveis. Malhas a preço de casacos. Enfim, os preços das coisas estão exageradamente descontrolados. Fico com a sensação que as lojas não querem ter nada abaixo de um determinado valor e por isso colocam tudo "ao mais alto nível". Já não dá para ir às compras definindo um valor limite, porque assim que entrámos numa loja ou saímos rapidamente ou gastamos 2 vezes mais do que aquilo que tínhamos definido.

E não me venham com a conversa da crise e a da actual conjuntura económica, porque nós sabemos muito bem que os custos de produção não justificam alguns preços. Como é que o custo de produção de uma simples camisa que secalhar até é feita com restos de lençóis de hospitais (sabe-se lá) pode ser igual ao custo de produção de umas calças de ganga genuínas? É impossível, até porque os custos dos dois materiais são muito diferentes.

O que acontece é que estão a justificar-se de muitas coisas para conseguirem ter lucros maiores, porque já não são 100 camisas vendidas por dia, são apenas 60 e querem ganhar em 60, o mesmo que ganhariam com 100. Mas pergunto-me: não era preferível baixar um pouco o preço e tentar vender na mesma as 100? Escoar o stock?

A mim já não me apanham nos gastos desnecessários e decerto a muitos portugueses, mas para aqueles que ainda não conseguem fazê-lo, deixo 3 dicas que criei e que aplico sempre:

  1. Antes de ir às compras visualize o que tem no armário e pense quantas conjugações diferentes pode fazer com tudo o que tem. Imagine mesmo que vai vestir aquelas calças com a aquela camisa que só vestia com aquela saia. Seja criativo, faça look's diferentes e vai ver que tem muito mais do que aquilo que imagina, e não só, vai repetir muito menos "look's", dando a sensação que veste roupa nova todos os dias.
  2. Quando for às compras, pense naquilo que quer comprar. Só quer comprar umas calças? Então vá apenas às lojas onde acha que vai encontrar as calças que quer e quando entrar vá apenas à procura das calças. Não perca tempo a ver montras nem a ver coisas que não quer comprar. Vai acabar por gastar mais do que aquilo que quer e a comprar coisas desnecessárias. Faça da ida ao centro comercial uma ida ao médico. Rápida e precisa.
  3. Sobre a 2ª dica. Está em dúvidas sobre a que lojas ir? Então visite as lojas on-line! São cada vez mais as marcas que têm lojas on-line, não servem apenas para comprar, podem ser-nos muito úteis na consulta de novas colecções, modelos, artigos disponíveis nas lojas e preços. Desta forma podemos fazer uma triagem das lojas a visitar na ida ao centro comercial.
Ir às compras sozinha/o também é uma boa forma de poupança. Já repararam que quando vamos com alguém a pessoa tende a mostrar-nos 1001 coisas que não queríamos no inicio e depois acabamos por comprar? Ou então a pessoa compra algo que também gostamos e no fim, também compramos. Vemos muito mais montras, entrámos em muito mais lojas, passamos muito mais tempo no centro comercial e tudo isso influencia no que gastámos. 

Pessoalmente, quase todas as minhas idas ao centro comercial para comprar algo que quero mesmo são sozinha. No fim gastei apenas aquilo que queria gastar e demorei muito menos tempo. Quanto às opiniões que nos podem dar? esqueçam! Se as opiniões fossem boas, não eram dadas, eram vendidas. Temos de confiar nos nossos olhos e no nosso gosto pessoal,  e de vez em quando, umas dicas da menina da loja que não nos conhece de lado nenhum podem ser muito mais sinceras do que as da pessoa que levámos connosco.

Sem comentários:

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena