7 de novembro de 2011

Um bocadinho de profissionalismos...

Eu não percebo como algumas pessoas conseguem misturar toda a vida profissional com a sua vida pessoal e vice-versa achando que é a coisa mais normal do mundo. Mas eu, além de não o conseguir fazer, não o recomendo, talvez porque já tenha feito. E se a melhor forma de aprender é errando, eu já errei o suficiente para hoje vir postar isto.

Conciliar é diferente de misturar, pode conciliar-se muito bem as duas coisas, mas misturá-las nunca. Eu por exemplo, jamais consigo atender chamadas pessoais no local de trabalho ou pelo menos em frente a colegas, e já tenho todas as pessoas previamente avisadas para que me contactem apenas em caso urgente. Mas há quem o faça descaradamente e até conte o motivo da chamada a um colega ou a quem esteja presente, o que não me agrada. Além de que, o meu telemóvel, está sempre em silêncio.

Da mesma maneira que não quero saber da vida de ninguém, também não quero saber da vida dos outros. A regra é básica e muito fácil de cumprir: Em casa não falar de trabalho e no trabalho não falar de casa. É o primeiro passo para conciliar ambas as coisas sem nunca as misturar.

E porquê isto? Porque o espaço de trabalho é geralmente competitivo, por mais que se trabalhe em equipas há sempre um elemento ou outro que está a "jogar", a manipular ou a competir e por isso, quanto mais informação o elemento competitivo absorve, mais são os trunfos que ele consegue para a sua estratégia, o que não permite muitos pontos a nosso favor.

Ter uma postura 100% profissional não significa ser-se arrogante, frio ou mostrar superioridade, pelo contrário, pode ser-se amistoso, assertivo, até um pouco passivo, mas acima de tudo deve saber-se falar de trabalho quando se está a trabalho. Havia uma frase qualquer que dizia "Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque", de algum lado ela deve vir e decerteza vem ao encontro das minhas palavras.

Sem comentários:

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena