22 de agosto de 2011

Chefes!

Chefes para mim só os de cozinha. Nunca gostei do espírito pouco amigável de alguns. Na verdade não tive assim tantos, mas dos que tive mandava-os dar uma voltinha bem grande até às Seichelles, talvez relaxassem um pouco e voltassem com um espírito “eu quero, eu posso, mas não vou mandar, vou pedir.”

É que na maioria das vezes, as chefias não entendem os seus cargos. Uns acham que tudo o que dizem são verdades incontestáveis, outros acham que podem mandar todos os subordinados fazer coisas que não lhes competem, outros acham-se deuses e passam o tempo a disparar com teorias sobre o universo e os cavalos de Tróia. Existem ainda aqueles que não são chefes, são engenheiros. A srª engenheira das obras feitas que não tem nem o 12º ano mas passa a vida a dizer que só lhe faltam 2 cadeiras para ser mestra. Talvez um dia ela seja mestra, mestra num universo paralelo que eu desconheço. Mas ainda há mais, existem aqueles que passam o tempo a declamar frases de autores menos anónimos para “impulsionar o trabalho” e aqueles que acham que passar manhãs ao telefone é demonstrativo de “ocupação”, talvez e só ocupação da linha telefónica e gasto de recursos inapropriado. Vá mas todos eles são chefes! 

Na verdade ser-se chefe tem muitos q’s de responsabilidades e isso acarreta, por vezes, uma dose exagerada de mau humor. Eu acho que um chefe é quase, ou deveria ser, como a nossa “mãe” no trabalho. Sim. Pensemos que uma mãe é alguém que nos ensina e disciplina mas de uma forma carinhosa. Que esconde muitas vezes erros nossos do nosso pai (aqui, diga-se, o Patrão) e ensina-nos a não repetir o erro. Que nos diz o quão orgulhosa está do bem que fizemos e nos conta histórias do passado de forma a preparar-nos para o futuro. Que partilha o almoço connosco, que nos pergunta se já comemos alguma coisa hoje, que nos explica que também devemos parar para descansar e sobretudo, que sabe pedir ou sabe como nos mandar e sabe o grau de exigência que suportamos.

Ser chefe não é uma profissão, ser chefe é ter a capacidade de delegar funções, orientar, ensinar e explicar, ter a obrigação de saber realizar todas as tarefas que ele delega e ainda, acima de tudo, saber agradecer com um “Obrigado".

2 comentários:

anamoris disse...

Como tu sabes, eu de chefes estou muito mal servida. Se bem que eu não tenha bem chefes mas sim patrões porque eles são os donos da agência, mas ela é péssima alucinada, maluca, completamente disfuncional. Ele é muito engraçado e eu sinceramente até gosto de trabalhar com ele. É daquelas pessoas que se chegamos a algum cliente apresenta-me sempre como colega, diz muitas asneiras, muitas piadas. Mas é um banana que não consegue livrar-se da mulher horrorosa... enfim.

Para se ser um bom chefe tem essencialmente de se repeitar para ser respeitado.

Beijinhos

mfc disse...

Sem trabalhadores... é que nada aparece feito!

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena