4 de janeiro de 2012

Telenovelas ou Teatronovelas?

Eu gosto de telenovelas, gosto. Gosto especialmente daquelas que têm um bom argumento, que nos deixam em suspense, que têm momentos que nos levam às lágrimas e quase nos fazem esquecer que o que vemos é pura ficção. São quase como as longa-metragens, sendo que a diferença é que a história não dura 90 minutos, dura pelo menos, 90 dias. Mas há telenovelas e telenovelas, e há canais de televisão e canais de televisão. E se existem canais de televisão cujas telenovelas nos levam a mudar de canal, um deles é a TVI. 

Ainda ontem enquanto fazia zapping, parei um pouco para ver uma telenovela desse canal só por causa da Simone de Oliveira, reparei que era a senhora que estava no pequeno ecrã e fiquei por lá no sentido de perceber o enredo. A sensação foi a de estar a ver uma peça de teatro mas dentro do ecrã. Esquisito, no mínimo. Isto porque a entoação utilizada nas falas, as palavras, os gestos trazem-nos da ficção e levam-nos para um anfiteatro um tanto ou quanto manhoso. Eu gosto de teatro, mas senhores da TVI, há uma grande diferença entre telenovelas e teatro, tem de haver, isto não é possível. Eu não sou especialista em produção de telenovelas, nunca fiz nenhuma além das minhas novelas da vida real, mas vá, olhem um bocadinho para os senhores da Globo que são especialistas nisso e façam zapping entre vocês e eles, assim de 5 em 5 minutos, para descobrirem as diferenças. Não sei, façam umas formações, uns workshops, qualquer coisa que nos leve a crer que estamos a ver uma telenovela, uma história quase real dentro de um ecrã, em vez de uma peça de teatro em que nós percebemos constantemente que aquilo é tudo encenado.

Além disso, seria bom descobrirem novos talentos, novos actores, mudarem um pouco as personagens e as histórias. Não é que eu não goste dos actores, o que não gosto é de ver 2 telenovelas seguidas, com os mesmos actores em personagens diferentes. Ou isso, ou então fizeram uma telenovela que retrata a bipolaridade e eu nem dei por ela.

I'm sorry.

Sem comentários:

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena