29 de agosto de 2012

Dos espertinhos aos espertalhões!


Eu costumo dizer que no nosso dia-a-dia aparecem 3 tipos de pessoas com a palavra "Esperto" como nome do meio. São normalmente os Espertinhos, os Chicos-Espertos e os Espertalhões. Muito rapidamente para mim, os Espertinhos são aqueles que têm alguma inteligência para escapar a situações pouco delicadas, os Chicos-Espertos são aqueles que em termos de cultura são zeros à esquerda, inventam sobre tudo e têm a mania que são detentores de todo o conhecimento e depois existem os Espertalhões e é desses que venho falar hoje.

Os Espertalhões, na minha opinião, são aqueles que até têm uma cultura invejável, são conhecedores de muita coisa, sabem sobre economia, literatura, conhecem música, até são viajados e têm muitos conhecimentos. Mas o maior defeito deles é mesmo esse, acham que por terem muitos conhecimentos são pessoas detentoras de todo o saber, acham que saber um pouco de alguma coisa, para eles, é sinónimo de já saberem tudo e então já não precisam de ninguém.

É com esses que eu tenho normalmente de lidar e chega a ser irritante, muito irritante. Porque são o tipo de pessoas que reinventam a frase só para não terem de corrigir a palavra que nós pedimos.

Com o tempo aprendi que com este tipo de Espertalhões não dá para abdicar da palavra, é com eles que devemos insistir que não é assim que se faz, demonstrando e depois mostrando os resultados que da correção vieram. Com eles também temos de ser irritantes, impor a nossa opinião, dizer "Ámen" quando preciso, mas nunca lhes deixar com o gostinho da vitória. Devemos muito ignorar as vitórias deles, mostrar algum desinteresse porque senão o Ego do Espertalhão ainda cresce mais e volta tudo ao "always the same".

É cansativo, por isso, ser uma pessoa irritante. Ando elétrica, tenho sempre de estar a fazer alguma coisa, de me superar, de procurar, de responder, de apagar, enfim. Mas chegar ao final do dia com a sensação que não há espertalhão que nos passe a perna, dá para eliminar os carneirinhos da contagem decrescente para dormir e substitui-la pelo tão velho ditado "Hoje eu, amanhã tu."

Afinal de contas não é por acaso que chamámos a estes ditados "Sabedoria Popular". Sabedoria será sempre sabedoria...

Sem comentários:

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena