8 de novembro de 2007

Porto


A confusão de pessoas na estação de S. Bento. O cheirinho a castanhas assadas em santa Catarina. O sabor da broa de mel do “muralhas” junto aos clérigos. A cordoaria. O jardim. As ruas estreitas e as casas históricas. As pessoas. A simplicidade. A vista para o rio. O barulho das gaivotas. A senhora do “ó mor dá-me um beijo”. A Cedofeita. O café do “Piolho”. A universidade. A centenária livraria “Lello e Irmão”. Os jardins do Palácio. Os enfeites das ruas no natal. O frio. A Ribeira. As risadas. As corridas para apanhar o autocarro. A confusão de carros. O barulho. A vista. Os turistas. O beijo dos Homossexuais apaixonados no “Centro”. As lojas. Os estudantes. A Francesinha. O Douro. O Vinho. O sabor da sardinha assada e do caldo verde no S. João. O cheiro da cidade. A Humildade. As noites. As luzes. Os barcos. Os passeios. A Sé. As Pontes… A Alegria que transmite… As saudades de me sentar no muro em frente á escola e de lá poder admirar o douro e não sentir o tempo passar, reflectindo e respirando o ar de uma das cidades mais belas do mundo… Com calma, sem pressas, com nostalgia, sem medos e com esperanças…
Hoje tive saudades, de ti, Porto.

E estás tão perto…

21 comentários:

Cristiano Moreira disse...

Um excelente post.
Uma cidade mágica.
Uma grande música.
Um grande post.
Parabéns.
BeijO(lhovivo.blogspot.com)
:)

Uwish4 disse...

Continuo a gostar do teu blog... estranho é andar cada vez menos pelo mundo dos blogs... desliguei um pouco sabes a sensação?... enfim... pelo menos posso dizer que perdi o vicio...

estás longe do Porto...? Adorei o teu texto pelo seu lado nostalgico... acho que sou uma pessoa demasiado nostalgica para não ficar logo derretida com discursos do género.. penso mtas vezes que deviamos todos viver o presente e não tanto das memorias do que foi bom.... penso demasiado que o povo português vive demasiado a saudade...

enfim..

beijo grande!

¦☆¦Jøhη¦☆¦ disse...

Olá,

Pelo que posso observar houve mudanças por aqui. Gostei :)

Quanto a este post em si... sou capaz de compreender exactamente os sentimentos que sentes ao descrever assim um local... também poderia descrever vários locais que me dizem algo. Conheço a cidade do Porto, por 3 vezes a visitei, e sempre a achei bonita. Mas eu sou mais da planície... da quietude da planície a perder de vista...

Um beijinho,

João

Maria disse...

Sem duvida uma das minhas cidades preferidas. Atrever-me-ei a dizer que talvez a segunda, logo a seguir à minha terra Natal (Guimarães) que é insuperável.

É simplesmente impossível passar-se pelo Porto e ficar-se indiferente.

Andamos a ponderar o regresso. Não definitivo mas mais numas de segunda casa. Nunca dizer nunca.

Beijos e vê lá se vais matar saudades, masnão vejas depois descrever que eu morro de ciúmes.

Lídia Amorim disse...

afinal a palavra Saudade é portuguesa...

Por isso, há que manter este sentimento entre os portugueses...

Vivo perto do porto, tenho a facilidade de lá ir milhares de vezes, mas ultimamente, têm sido poucas as vezes, desta maneira....

beijinhos!

talvez amanhã....

Zé Carlos disse...

Lídia obrigadão por ter posto a foto que lhe fiz...
Venha tomar um cafezinho conosco.
Bjs do ZC

Eduardo Ramos disse...

Estás me a tentar moça!
Qualquer dia faço o mesmo. Coloco um áudio no meu blog... e depois não me vejam com pedidos de indemnização devido a AVC's e sincopes.

Muito bom. :D

Mas... um conselho... não associes muitas vez o teu nome com BUSH. Pode atrair más interpretações. :)

Andreia disse...

Tens de o ir visitar!

Melga do Porto disse...

Parabéns!
Senti, vi e ouvi “tudo” o que escreveste.
E consegui porque o conheço como me conheço a mim.
Sou filho do Porto. Pródigo muitas vezes, infelizmente.
Obrigado por me teres trazido de volta a casa.
:)

Sara MM disse...

Tb gosto muito do Porto. Mas tem de ser conhecido, senão nem se imagina...

Qt ao new look... mmmm.. tenho de me habituar...

Bjss

Bardot Maria disse...

Adoro adoro adoro esse local=)

Apresento-me, sou a Bardot e o meu blog ainda so tem 2 dias de vida mas já és mt bem vinda.

um beijinho

Bardot

NM disse...

Tenho a sorte de todos os dias poder desfrutar da cidade do Porto. E posso dizer que está aqui um belo de um resumo sobre a cidade. Embora as palavras ainda só possam valer uma ínfima parte do sentimento que um simples passeio transmite.
E o cinzento nunca mais chega...

Paulo José disse...

Quero que conheças o meu blog, o teu tá lindo e a tua voz ui, tb faço ou fiz Rádio, adoro Rádio, Respiro Rádio!!!

Beijos

Kongas

http://kongas.vox.com/

Buda Verde disse...

vim visitar e gostei.
Queria conhecer o porto, mas estão tão longe.

Apareça sempre!

abraços.

Márcio disse...

Olá!
Olha… fiquei sem palavras! Estava a começar a ler quando reparei naquilo que eu pensei que fosse uma música e decidi enquanto ia ler ouvi-la como fundo. Foi então que reparei que eras tu(?!) a citar o texto escrito, em palavras ditas numa interpretação e numa leitura fora do normal, exemplar!
Sabes… gostei do que ouvi! … espero que não seja a última. Acho que esta é uma excelente ideia!
Não sou do Porto, não visito com frequência… mas gosto, principalmente da Ribeira!
Beijinhos

NonSense disse...

Está lindo....

Paulo disse...

Este sentimento é intrinseco aos que vivem na NOSSA cidade ;)

*

(gostei do blog. Vou voltar + vezes. E obrigado pelos teus comments)

Eduardo Ramos disse...

Lidia!
Meu blog. 10 a fio!

ruth ministro disse...

O Porto é realmente uma cidade muito bonita. Eu vivo cá, mas sou lisboeta... A minha saudade pertence a Lisboa :)

Beijinhos

MH disse...

Adorei ouvir a tua voz....

Zé Maria disse...

Descobri-te por acaso, seguindo o link de um comentário no meu blog. Adorei a voz (quente como as tais castanhas), a dicção e os vestigios muito ténues de sotaque (por exemplo, em san joão).
Em que rádio podemos continuar a ouvir a tua voz?
Beijinhos.
ZM

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena