22 de fevereiro de 2012

Uma teoria sobre... o Carnaval!

Eu não gosto do Carnaval. Já aqui ontem mencionei que não vou em carnavais nem em mascarilhas, e é bem verdade. Não é que eu não goste da alegria que se vive nestes dias, às vezes um pouco sem sentido, mas é que eu não gosto da capacidade que os portugueses têm de recriar as coisas dos outros e a pouca capacidade que têm de manter o que é seu. 

Acontece o mesmo no Halloween, acontece o mesmo no Natal, acontece o mesmo em todas as outras épocas festivas. O nosso maior gosto é importar, importar tradições que não são nossas e depois fazê-las parecer nossas. Aliás, mesmo em crise e sobretudo na crise, nós continuamos a ser um país que mais importa do que exporta. O que não deveria acontecer.

Ontem no telejornal uma senhora dizia: "isto é que é o Carnaval português! As meninas a dançar na rua, o samba, a alegria...". Carnaval português? Samba? OK!

Eu gosto do Carnaval saloio, aquele Carnaval, esse sim PORTUGUÊS, com mascaras improvisadas, cabeçudos, caretos, com sátiras e matrafonas... Um Carnaval que brinca com as situações mais criticas do país, o Carnaval do "ninguém leva a mal".

Mas até percebo um bocadinho o Carnaval deste ano. Se se vestissem todos de coelhos, isto ia parecer a Páscoa. Antes as meninas descascadas para lembrar o calor do Rio (Rio de Janeiro).

2 comentários:

Mia disse...

olha já somos duas! Tb não vou muito à bola com ele! :)

http://pegadafeminina.blogspot.com/

Lídia Amorim disse...

Ainda bem que já passou... :)

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena