20 de março de 2012

Uma teoria sobre...a inveja!

A inveja é normalmente uma coisa que me atormenta, que me chateia, talvez porque não perceba uma das vertentes da inveja. Sim, porque invejas há muitas e de vários tipos!

Por exemplo, existe aquela inveja mais relacionada com a cobiça, uma inveja saudável em que cobiçamos algo de alguém e pensamos como seríamos mais felizes se também tivéssemos algo igual, um carro, uma mala, um cabelo, as formas do corpo, etc. Uma inveja boa que nos faz sonhar.

Depois há a inveja maliciosa, menos saudável, aquela em que nós cobiçamos, sorrimos, mas vamos rogar tantas, tantas pragas àquela pessoa que só com uma reza muito forte ela se livra de tanto mal. E é dessa inveja que muitos de nós se quer livrar. 

Depois há ainda as pessoas invejosas, que podem ter ou não inveja dos outros, mas que se refugiam no seu "EU", não querendo partilhar nada da sua vida, essencialmente bens materiais. Às vezes até porque temem a inveja dos outros sob os seus objectos.

E existem ainda aqueles que querem é provocar inveja, que se evidenciam, que se exibem, que gostam de mostrar aos outros que têm coisas que eles não têm. Aqueles que ainda estão a 2km do Mercedes e já estão com o comando a abrir as portas só para dizer que aquele carro é deles.

Eu acho que todos temos um bocadinho de cada, mas alguns tomam doses excessivas de inveja e revelam-se autênticas feras nalguns dos perfis referidos. Mas também devem existir aqueles que se acanham, que não reparam em nada, que vivem no seu mundo, que não têm inveja de ninguém, que não sabem o que é isso. Deve ser raro, muito raro, mas acho que existem.

Sobre tudo isto o meu conselho é que se deixem levar pelas boas invejas, são elas que nos incentivam a lutar para ter algo e lutem de tal forma que depois se tornem daqueles invejosos que não conseguem partilhar que é para obrigarem os outros a lutar também. Quanto às invejas maldosas, façam-lhe gestos obscenos que comigo costuma dar resultado!

Não façam é à vista de todos, que agora o policiamento nas ruas vai aumentar e podem ser acusados de humilhação, desrespeito, agressão ou difamação.


Sem comentários:

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena