16 de outubro de 2012

Orçamento de Estado

É impossível por estes dias não olhar para o estado actual do país, não falar das notícias, da austeridade, dos cortes... O Orçamento de Estado para 2013 traz ainda mais austeridade, é claramente uma austeridade mais forte para aqueles que têm mais poder económico, mas também há espaço para aqueles que não o têm.

Por exemplo, o OE para 2013 prevê um Aumento do Imposto Petrolífero, ou seja, além dos sucessivos aumentos que são apresentados quase diariamente, em 2013, os portugueses vão pagar ainda mais para abastecer os seus veículos, bem como, consequentemente, os passes de transportes públicos e preços dos bilhetes, vão aumentar.

Só essa pequena medida, trará consequências ainda mais graves aos nossos bolsos. Um "simples" aumento de um imposto como este, traz consequências a todos os níveis num país que sobrevive de importação e importação, de transporte de mercadorias para lá e para cá. Todos esses meios sobrevivem de combustíveis, desde o transporte de alimentos passando pelo simples envio de uma carta, ao transporte público, tudo isso certamente sofrerá aumentos com esta pequena medida.

Basta olhar este pequeno exemplo para ver um pouco do caminho que o actual governo está a traçar para nós no ano de 2013.

Mais desemprego, menos poder de compra, mais falências... Nada de favorável para nós.

Ainda ontem engolimos em seco aquela reportagem da SIC que acompanhou a falência de uma empresa do sector têxtil. Em seco, porque o desespero daquele patrão e a indignação daquelas funcionárias, aquele "relato" não poderia ter sido mais bem exposto, mais angustiante. Mas é o reflexo destas medidas, desta austeridade, do nosso país.

Se não tiveram oportunidade ver, recomendo.

Momentos de Mudança - Fecho de Fábrica (clique para ver)




Sem comentários:

© Lidia's World, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena